segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Dêem adeus as vacas...


Um dia alguém me contou uma história bem interessante.

Era sobre uma família muito humilde que retirava seu sustento de uma única vaquinha que eles criavam com muito afinco, até que então um sábio e seu discípulo passaram por ali num determinado dia e por ordem do sábio o discípulo, a contra gosto, jogou a pobre vaquinha no penhasco.

Sem entender nada, nem porque, o discípulo fez o seu mestre mandou.

Passado alguns anos, eles retornaram naquela mesma casinha, que já não era mais a mesma. Tudo havia se transformado, jardim, sacada, celeiro, enfim a virará uma bela moradia de luxo.

Assim, seguiram e bateram à porta, o discípulo estava impressionado com tanta mudança. Logo que atenderam, ele perguntou o que houve, como em tão pouco tempo eles conseguiram tudo aquilo, sabendo que a única fonte de provento desta família ele mesmo havia liquidado.

O senhor humilde, respondeu rapidamente: “Certa noite, Deus jogou nossa vaquinha no precipício, fiquei inconformado, pois perdi a fonte de sustento da minha família. Contudo, percebi que não poderia somente lamentar, precisaria arrumar outra maneira de manter minha casa, desta forma comecei a pensar em outras maneiras de conseguir me reerguer, foi quando vi quão vasta eram as opções. Deus fecha a janela, mas deixa aberta a porta.”

O discípulo ficou boquiaberto com a resposta.

O sábio então, lhe disse:

“Não devemos nos prender as vacas.”

Quando o pequeno aprendiz sacrificou aquela vaca, fonte de provento da família, ainda não compreendia o porquê daquele ato. Agora, tudo ficou claro, aquela família, simples, estava habituada com o pouco que a vaca lhes oferecia, portanto não conseguiam ver as oportunidades que surgiam a todo o momento, não melhoravam porque confiavam no provento certeiro que a vaquinha oferecia, pouco, mas suficiente.

Tão logo perderam ‘tudo’, perceberam que ‘tudo’ tinham.

Não quero que isto fique parecendo com um texto de auto-ajuda.

Temos assuntos pertinentes a comentar; política, saúde, mercado financeiro, Argentina – infelizmente - classificada para a Copa do Mundo, não que isso seja importante, mas vá lá, bem que poderiam ter ficado de fora. (Momento desabafo de hoje!)

Mas, voltando... O que quero é que fique claro que problemas e oportunidades todos temos, boas ou ruins, algo de proveitoso elas nos trazem e que não é porque “saco vazio não pará em pé” que temos que nos contentar com farinha a vida toda.

Abram os olhos, joguem suas vaquinhas no precipício, mas não se sacrifiquem com elas.

Não se prendam a pouco quando tudo pode ser maior e melhor.

A vida é um jogo com caminhos diversos e opções amplas, o dado foi jogado, mas independente de qual face ele mostre, nós nunca ficamos sem dar ao menos um passo em frente!

Texto e imagem de Fabiene e postagem de Max

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

E todos cometem pecados...


As mulheres que não rezem bastante... Se cometer o pecado da vaidade for capaz de levar alguém para o inferno, ele será a parte mais feminina do “além”.
A vaidade, soberba ou ainda conhecida também como orgulho é tida como um dos piores pecados capitais!
Vivendo em mundo completamente capitalista, onde a boa imagem é capaz de garantir um bom cartão de visita, eu me pergunto: Como não sermos vaidosos?
Como não nos orgulharmos do que temos?
Longe de mim incentivar qualquer um que seja a cometer pecados.
Mas temos que limitar nossos desejos.
A exemplo do que eu digo posso usar as Top models, “Tops rainhas da vaidade”.
Mulheres lindas, dignas de serem reconhecidas pela sua beleza, mas que em determinado momento, em detrenimento a escolha que fizeram elas se sacrificaram em demasia para conseguir manter esse corpinho “Barbie” que elas possuem.
Esquecem da própria saúde, se matam de fome, se acabam em academias, trabalham o corpo e esquecem a mente.
Escravas, talvez, do espelho e do público em que elas sonham em agradar para conseguir um lugar na fama.
Mas eu particularmente, não sei ate onde vale todo esse martírio.
Um dia, a Lei da Gravidade chega para todas. Junto com elas as rugas, as marcas de expressão, e o que era beleza, um dia acaba.
Pode ser que fique uma ótima quantia na conta corrente, mas quanto será que vale uma vida menos controlada, menos sofisticada, menos dependente de balança, cabeleireiro, esteticista e mídia?
Levar uma vida com coisas simples do cotidiano, não exige esforços exagerados, tudo depende do que queremos.
No final, a recompensa é dada conforme aquilo que fizemos para consegui-la.
Nossos objetivos somos nós quem os escolhemos.
Não é pecado correr atrás dos nossos sonhos, nem será pecado realiza-los, pecado é carregar pensamentos Maquiavélicos e viver a vida EM sonhos.
Tudo na vida quando dosado, não prejudica ninguém.
Um regime a favor da saúde, um corte de cabelo novo para elevar a auto-estima, tudo que nos faça bem é bem vindo.
Desde que parta do principio que foi escolha própria, pois não há dinheiro no mundo que pague o bem estar cultivado e um sonho realizado.
Que nenhuma mulher vai abrir mão de viver bonita, isso é fato, mas o mais importante é viver linda para ela mesma!
E isso, não é pecado algum!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Depois o brasileiro reclama...


Infelizmente tem um ditado que diz que notícia ruim chega a galope.
E no que diz respeito a nós, brasileiros, elas correm o mundo num piscar de olhos.
Há quem reclame da fama do “jeitinho brasileiro”, mas é com mérito que os brasileiros ganharam o título de malandros.
Nem mesmo quando o Governo Federal tenta igualar o nível de educação e aumentar as chances de entrar em uma faculdade no país as pessoas se contentam em conseguir isso de uma maneira justa.
A prova do Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM que seria realizada nesse final de semana, foi adiada para o mês de novembro, segundo o Ministério da Educação por uma fraude ainda não confirmada, mas com 99% de chances de existir.
Na tarde desta quarta-feira (23/09), um homem entrou em contato com o Jornal Estado de São Paulo por telefone, informando que estaria de posse de duas das provas que seriam aplicadas neste final de semana, em troca, pediu a quantia irrisória de R$500.000,000.
Parece piada, mas não é. É o brasileiro desonesto que anda espalhado pelo país, aproveitando cada oportunidade que surge para ganhar ‘um por fora’.
Ainda segundo o MEC, a suspeita é que as provas foram extraviadas ainda na gráfica em que foi impressa e que seria a mesma a fazer a distribuição, porém não houve nenhuma outra empresa que participou da licitação para este trabalho, e como não há tempo hábil para que haja outra seleção, esta mesma empresa fará novamente as novas provas.
Será que agora vai?
Torcer que sim, pois tem muita gente dependendo destas provas.
O ENEM este ano foi totalmente reformulado, vai substituir alguns vestibulares de universidades públicas, além de continuar proporcionando aos participantes a chance de concorrer ao Programa Universidade Para Todos – PROUNI.
O que surpreende em uma situação como esta, é a capacidade de pessoas desocupadas por pura ambição prejudicar o desenvolvimento de um país inteiro.
A diferença deste e de outros tantos que fazem o país andar para trás, além de aumentar e validar cada vez mais nossa fama de ‘jeitinho de brasileiro’ é que este só pôde tentar uma vez ao ano, e os ‘outros’, fazem isso por quatro anos ininterruptos.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, garantiu que o adiamento das provas não prejudicara o resultado do processo seletivo das universidades e faculdades que optarem pelo ENEM em substituição ao tradicional vestibular.
É o mínimo que o MEC poderia fazer para amenizar esse deslize.
Fernando Haddad também disse que a realização das provas do ENEM é prioridade número um neste momento, a segunda seria a apuração dos responsáveis.
Vamos torcer pra que tudo não acabe em pizza.
Boa sorte aos participantes do ENEM, vale ressaltar que a prova este ano será divida em dois dias, e que pelo que tudo indica terá um nível de dificuldade bem mais elevado que nos anos anteriores, portanto, há males que vem pra bem, aproveitem esse tempo para estudar um pouco mais, para garantir um melhor desempenho em novembro.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Minério que vale ouro


Essa semana me bateu um orgulho de ser mineira (não que já não carregue esse sentimento comigo, pois de todas as terras, nossa Minas, pra mim ainda é a melhor), mas porque vejo estados visinhos de gabando de petróleo, extraído há quilômetros de profundidade e difícil acesso, e nos, mineiros, considerados caipiras às vezes, estamos exportando minério de ótima qualidade.
Não pretendo fazer propaganda de nenhuma mineradora da região, não estou aqui pra isso, mas confesso também que nesta terça-feira última, pude empinar meu nariz e dizer, sou mineira, enquanto eu convivo em um estado que importa mão de obra para realizar serviço escravo cortando cana e ainda canta de galo se vangloriando que é a região mais produz, a minha humilde terra natal vive da sua própria terra, empregando os que dela dependem.
Nossa região atualmente é uma das mais importantes, se não a mais no que diz respeito a extração de minério, como tudo na vida, tem seus lados positivos e outros nem tantos.
A renda gerada e consumida na região cria um círculo de negociação que estimula o comércio e a concorrência, por conseqüência, aumenta a qualificação profissional, portanto todos são os beneficiados, quem compra, que tem a garantia que seu produto tem qualidade, e mais quem vende, que pode vender mais e produzir mais.
Mas isso ocorre em qualquer situação onde empregos são gerados, que bom que nesse caso, somos nós, mineiros!
O lado ruim, sem duvida, fica pro meio ambiente, espero que seja cumprida as normas da Defesa do Meio Ambiente, e que a ambição não fale mais alto.
Pois nossa mãe natureza tem reclamado muito e ficado bem brava com os comportamentos inadequados de seus filhos intransigentes.
Chuvas pesadas, ventos fortes, alagamentos, desmoronamentos... Tudo isso nada mais é do que a forma que uma boa mãe que sempre deu de tudo aos seus filhos encontrou para castigá-los depois de muito alertá-los sobre os erros cometidos repetidas vezes.
Mas isso é assunto pra outro dia.
Espero que vocês saibam desfrutar daquilo que é de vocês, milhares de empregos foram e ainda serão gerados, e mesmo que não sejam beneficiados diretamente pelo Projeto Itabiritos, muito provavelmente vai conhecer ou conhece alguém que será.
Afinal, graças a ele boa parte do que era terror em tempos de crise, agora se transforma em esperança.
É nosso minério que vale ouro nas extensas terras de Minas Gerais.
Não temos mar, muito menos pré-sal, mas graças a Deus, temos vivido muito bem, obrigada, sem ele!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

...Novas profissões


Final do ano chegando, e com ele a expectativa dos vestibulandos e os cursos nos quais pretende seguir carreira.
Atualmente é possível encontrar as mais vastas opções de cursos superiores, desde tecnólogos a cursos á distância.
Sem contar nos empregos que não necessitam de qualificação comprovada.
Dentre as novas profissões podemos encontrar os calistas, não se assustem, o próprio nome sugere o que o profissional, extrai calos. Calos de pé, mão, corta unha.
Interessante...
Sem falar também do Escanção, essa profissão eu confesso que me atraiu, este tipo de profissional aconselha os clientes na escolha de bebidas em restaurantes, hotéis e estabelecimentos similares. Imagino que para aconselhar, assim, digamos, tão bem ele precisou degustar bastante das bebidas, serviço bom esse, não acham?
Existe também os Posticeiro, nome bem sugestivo esse. Ele que confecciona as perucas e similares, daí o nome teve origem da palavra postiço.
Mas eu mesma não fujo muito dessas novas profissões, o profissional biomédico faz tanta coisa, que ninguém sabe o que realmente ele faz.
São raras as pessoas que sabem definir bem este tipo de profissional.
Trabalhamos nos bastidores da área médica, em laboratórios, realizando analises clinicas de rotina, até mesmo exames mais elaborados como diagnósticos de biologia molecular e analise de alimentos, solo e ar.
Somos profissionais da saúde extremamente multidisciplinar, nossa profissão é recente, regulamentada pela Lei nº 6.684 de 3 de setembro de 1979, completou 30 anos este mês, um bebê quando comparada a sua maior inspiração, a medicina.
Assim os profissionais de biomedicina espalham-se por todas as esferas científicas de nossas Universidades, Institutos de Pesquisas, Laboratórios de Análises Clínicas, Bancos de Sangue, indústria de Desenvolvimento Tecnológico e Comercialização de Técnicas de Diagnósticos Laboratorial, Assessoria de apoio a Serviços Médicos, na condição de graduados, Mestres, Doutores ou Livre Docentes no Brasil e no Exterior.
É preciso conhecer antes de julgar.
Existem profissões maravilhosas regulamentadas que são pouco divulgadas.
E você, que ainda não sabe o que fazer da sua vida profissional, procure informações sobre algumas áreas que podem lhe atrair, ou se, na pior das hipóteses você não tiver a menor idéia do que vai fazer, selecione a mais parecida com você por exclusão, se não gosta de matemática, exclua as profissões que possam trabalhar muito com cálculos, como engenharia, física e etc, assim também para quem não gosta de biologia, evite os cursos de saúde.
Fica a dica, o mais importante é fazer aquilo que lhe agrada, fica mais fácil fazer bem feito, e dessa forma o reconhecimento e a valorização profissional vem como conseqüência.
Mas é preciso estudar, independente da escolha!

...Envelhecer

Pela ordem natural da vida seguimos os passos designados fisiologicamente pelo nosso corpo: nascer, crescer, envelhecer e morrer.
Nascemos, crescemos, aprendemos e morremos.
A terceira idade ou como alguns preferem a melhor idade já atinge mais de 10% da população brasileira.
Mas não quero falar de números, dados estatísticos e epidemiológicos, não que eles não me interessem, mas estou mais interessa em discutir o que carregamos com a idade do a idade propriamente dita.
Já parou para pensar no que você vai ser quando chegar aos seus sessenta, setenta, oitenta anos?
A vida passa muito rápido e a tendência é ficarmos cada vez mais velhos e com menos tempo. Uma regra inversamente proporcional e nada agradável, como viver mais sem ter tempo para aproveitar a vida?
Fazemos tudo correndo, comemos mal, dormimos mal, ficamos mais tempo no trânsito e no trabalho do que com os amigos e a própria família.
Damos exemplos de como conseguir uma vida que chamamos de boa, mas para quem?
Para os nossos filhos e netos?
Porque nos mesmos abrimos mão de certas pequenas coisas que precisam de tempo.
Comece a contar quantas vezes você não disse ‘não’ há algo, digamos, prazeroso por falta de tempo?
O que podemos devemos fazer é deixar sim, um bom exemplo de vida para nossos pequenos que virão a crescer, mas exemplos de como a vida podem ser boa e não estafada e sufocante.
Queremos o melhor, mas para isso estamos cada vez mais vivendo na pior.
O maior orgulho de um pai é ver seu filho bem sucedido, formado, encaminhado, mas não há dinheiro no mundo que pague a vontade do próprio filho de conseguir isso.
Deveríamos dar mais atenção ao que o seleto grupo da terceira idade diz, eles sabem muito, e aprenderam com muito pouco.
A vida não vem com manual de instruções e nem deveria, mas não devemos viver como máquinas, já que não temos conserto.
Como diria nossos antepassados, não tão antepassados assim, temos que ensinar a pescar e não dar o peixe de graça.
Viver bem, não é ter o caro do ano e nem um mansão mobilhada pelo designer do ano, mas é poder olhar pra trás e ter a certeza de que fizemos tudo da melhor maneira, e que se infelizmente não foi feita a nossa vontade, foi feita a D’ele.
Poder sorrir ao final da vida, é poder ter a certeza de que vivemos bem e felizes.
Melhor viver acompanhado de pessoas interessantes, do quê de coisas interessantes.
A vida passa rápido, e talvez, lá na ‘terceira idade’ você não faça parte da ‘melhor idade’.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Século XXI

Estamos vivenciando a o auge da evolução tecnológica, energia elétrica, internet, TV a cabo, MP10, imagem digital de alta definição.
Esses são termos que conhecemos bem, e já estamos habituados a usá-los corriqueiramente.
Não precisamos ir muito longe para ver como evoluímos em termo de tecnologia, nossos celulares tiram fotos, possuem TV, tocam músicas enviam imagens em tempo real, e acreditem até funcionam como telefone e já somos dependentes desses aparelhos que há vinte anos, não era nada, além de um sonho.
Nossas TVs transmitem uma imagem virtual quase que real.
Computadores... Máquinas importantíssimas atualmente, cada vez menores, mais rápidos e com uma memória de elefante capaz de nos fornecer a internet.
As crianças de hoje já nascem ‘clicando’, fazendo download, criando amizades virtuais e infelizmente se afastando cada vez mais do mundo real.
O mundo infantil hoje se resume a músicas em pequenos aparelhos que cabem na palma na mão, a vídeo-games com manetes que possuem infinitos botões que deslizam nas pequeninas mãos aparentemente tão indefesas, mas que demonstram uma violência exagerada com os personagens de jogos de ultima geração.
Bonecas, se não falam, não andam, não choram, não são brinquedos, isso para aquelas crianças que ainda se interessam por elas.
Os interesses infantis não são mais os mesmos. Perdemos os conceitos de comunidade e convívio social, dificilmente encontro grupos de crianças nas férias preenchendo ruas e correndo atrás de bola, ao até mesmo atrás de si mesmos. Crianças não sobem mais em arvores, não roubam a bandeira dos colegas nem quebram as janelas dos vizinhos, e isso infelizmente não deixou de acontecer porque nossas crianças estão mais comportadas, mas porque elas deixaram de interagir com a terra.
Mandamos e-mails para vizinhos, colegas de trabalho. Não chegamos mais de surpresa na casa de amigos, mandamos cartões virtuais ao invés de darmos um abraço no aniversário de alguém querido.
A evolução tecnológica nos poupa tempo em troca de uma vida cada vez mais impessoal.
Sinto falta da minha época de criança, demagogias a parte, mas não faz tanto tempo assim que passei por ela.
Acompanho o desenvolvimento das crianças de hoje e percebo o quanto elas se afastam da família para viverem sozinhas, com seus aparelhos, fios e imagens.
Isso é uma tendência mundial, que nós mesmos somos tentados a participar e não abrimos mão dela.
Hoje temos novos amigos virtuais e acabamos esquecendo os velhos amigos reais.
Onde tudo é virtual, o mundo real, conciso e palpável esta ficando para trás, as notícias do nosso bairro não chegam mais aos nossos ouvidos pelo antigo e infalível boca-a-boca, mas pelas antenas de TV ou SMS no celular.
Que Deus abençoe a tecnologia e os homens.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Se quer ganhar, tem que pagar...

Encerrou essa semana as inscrições para o concurso da Polícia Federal para as vagas de agente e escrivão. Foram 600 vagas no país inteiro.
Concurso é sempre bom, é uma nova oportunidade de quem esta desempregado ou querendo melhorar a vida arrumar um emprego estável e com um salário, que nos dias de hoje, não prejudica ninguém.
O que mais impressiona nesses concursos, não é nada mais, nada menos que os valores das taxas de inscrição. Este concurso da PF foi cobrado por participante à quantia de R$110, 00 (cento e dez reais) algo em torno de 24% do valor do salário mínimo atual.
Com esse valor um pai de família põe muito arroz e feijão dentro de casa, donas de casa sabem bem disso.
Não quero que pensem que estou querendo que os brasileiros sustentem suas famílias com um salário mínimo, muito pelo contrario, é justo que todos tenhamos condições de melhorias na vida, principalmente aquelas conseguidas através de um emprego melhor.
Mas não seria mais justo ainda se a forma para obter esse emprego fosse mais igualitária?
Quem, precisando de um emprego, sem salário fixo, família pra sustentar vai dispor de quantias altas para prestar uma prova? Sem saber se irá conseguir ou não passar...
Porque essas provas não são fáceis. Acredito na capacidade de todos, mas em determinadas situações as prioridades falam mais alto o que incapacita as pessoas de disputarem uma vaga como essa.
Não só os diplomatas que pagam caro por essa disputa não.
Ajudante de pedreiro presta concurso e também paga taxa, como em Holambra, interior de São Paulo, que cobra R$25,00 para a inscrição.
Existe a opção de isenção da taxa de inscrição, mas não é fácil conseguir. É preciso apresentar atestado de pobreza.
Exato, você precisa comprovar com documento a sua pobreza.
Em um país que luta pela igualdade, além da carteira de identidade, se quiser mesmo ter a oportunidade, que fique bem claro, a oportunidade, de ‘ser igual aos outros’ tem que portar também, um atestado de pobreza.
O intrigante é que em todos os concursos, podendo ou não, as pessoas se inscrevem, pagam e participam, alguns são os selecionados e outros não, mas a grande maioria pagou, e nos dias atuais não há quem não queira ter uma vaginha de um emprego solidificado, afinal, concurso é concurso.
Como dizem por aí: ‘Se você passar, ninguém te tira.’.
Mas pra onde vai o dinheiro pago por todos os cidadãos que optaram prestar uma prova na esperança de um futuro melhor?
Alguém sabe?
Pelo que pude descobrir, as taxas oriundas de concursos públicos de órgãos federais são repassadas para o Tesouro Nacional.
O governo não investe em educação e nós sonhadores de um futuro melhor, continuaremos a investir no governo.
Não seria ideal uma educação a altura e a isenção da taxa de inscrição para todos?
Pois é, mas o governo precisa continuar ganhando, enquanto continuamos a sobreviver nesse país ‘melhor pra todos’.
Foi o que disse: se quer ganhar, tem que pagar.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Você fuma???


Minas resolveu plagiar uma boa idéia do estado vizinho, São Paulo.
Se você fuma é melhor começar a rever os seus conceitos e hábitos ‘fumantes’.
Foi aprovado nesta terça-feira, dia 12, o Projeto de Lei 3.035/09 pelos deputados mineiros, que proíbe o fumo em locais fechados, públicos e de uso coletivo.
Mas a Lei só entra em vigor após aprovação em segundo turno, porém, conforme previsão do Parlamento, em setembro a lei já estará implementada a rotina dos mineiros.
Se você fuma, tem um mês para se adaptar a nova lei.
Ao contrário do que diz a lei em São Paulo, em Minas os estabelecimentos poderão oferecer uma área ventilada para fumantes, os fumódromos.
Para quem não fuma, a lei é uma maravilha. Chega de voltar para casa depois de uma balada com aquele cheiro insuportável de cigarro nos cabelos, nas roupas...
Meninas, nosso perfume vai durar mais tempo!
Quem fuma terá que se acostumar a ficar sem fumar em determinados lugares como: bares, restaurantes, danceterias, etc.
E quem não fuma, ou fuma por tabela, vai ficar livre desse desconforto.
Quem gostou menos ainda dessa Lei deve ter sido as fábricas de cigarro, em plena crise econômica ter que se conformar com mais essa limitação?
Todos conhecem ao menos uma pessoa que fuma, e quem bebe e fuma, sabe o quanto é difícil beber e não fumar. Uma coisa leva a outra, uma cerveja aqui, um cigarro ali e mais outro e outro...
Ou quem fuma para de beber, ou então, melhor se controlar! E isso vai levar a uma recessão nas caixas de cigarros!
Os bares vão fazer economia no cinzeiro e na vassoura, porque não há um estabelecimento que não fique repleto de tocos de cigarro ao final de uma noite.
Fumantes compulsivos: Não pensem que essa idéia é tão ruim assim, lembrem-se, a saúde de vocês agradece e a dos seus amigos também!
Vou fazer uma lista de alguns males que o fumo pode trazer:
Perda de cabelo, cataratas, rugas e envelhecimento da pele, perda de audição, cárie nos dentes, doenças pulmonares, osteoporose, doença de coração, esperma deformado, câncer, úlceras no estômago...
Aqui têm bons motivos para você querer parar de fumar, se estes não foram suficientes, imagine as conseqüências: Vovó ou vovô sem netos, calvo contra a vontade, banguela, sofrendo do coração sem ser por amor, sem falar na impotência.
E aos garanhões de plantão: Fumar não deve mesmo fazer parte da sua vida ‘saudável’. E a aqueles que querem viver bem e de bem com o próprio corpo podem agradecer aos deputados, porque pelo uma vez no mandato eles fizeram algo que definitivamente beneficiou a todos, sem exceção.
Nossa saúde agradece pelo ar um pouquinho mais puro.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Gripe de porcos

Infelizmente temos acompanhado a evolução da pandemia da tão temida gripe suína.
Mortes estão acontecendo, pessoas estão sendo contaminadas, o vírus se alastrando... E a pergunta que todos nós fazemos é quando isso deve acabar?
Ao certo ninguém sabe, o que posso adiantar, é que como toda pandemia, existe um início, um meio e o um fim.
Eu, particularmente não acredito que chegamos ao ápice dessa pandemia.
Mas acho que talvez, tenhamos chegado ao mais alto pico de esquecimento.
É só a gripe que mata?
Pessoas não morrem de fome todos os dias?
Sabiam que a deficiência imunológica que mais afeta as pessoas é a causada por desnutrição?
Não se ouve mais ninguém falar sobre Hepatite, dengue, meningite, herpes... Enfim, poderia fazer uma lista com várias doenças causadas por vírus.
Mas agora o foco é essa tão famosa gripe de porcos, importada.
Costumamos nos preocupar com aquilo que a mídia expõe, esquecemos do que não é mais divulgado, como se não fosse mais ocorrer.
Segundo dados do ministério da saúde, mais de 2,4 MILHÕES de pessoas no país estão contaminadas com o vírus da Hepatite C e 40% dessas pessoas vão morrer antes mesmo de conseguir um transplante de órgão. Quarenta por cento corresponde a 960.000 pessoas morrendo de hepatite e muitas delas sem saber, ao menos, como contraiu a doença!
E mesmo assim, as pessoas insistem em usar máscaras de proteção com a falsa idéia de que isso vai livrá-las de algum contagio. A máscara é apenas um paliativo pra quem já possui a doença não sair por aí “distribuindo” o vírus. Alias, pra quem não tem a doença usar a mascara pode piorar ainda mais a situação, ela cria uma barreira úmida entre o tecido e o rosto, um ambiente, digamos, no mínimo agradável pro H1N1.
O que quero discutir aqui é a falta de esclarecimento, o vírus não mata ninguém. O que mata são as complicações causadas pela sua proliferação.
O vírus quer se proliferar, viver bem e garantir sua estadia... Ele é um parasita que não deseja prejudicar seu hospedeiro, se o hospedeiro morre, adivinhem? Ele morre também!
Apenas quando encontra um lugar onde é bem recebido (pessoas com algum tipo de deficiência imunológica – idosos, gestantes, crianças, HIV positivos, DESNUTRIDOS), onde não existe “ninguém” para combatê-lo e assim tem disseminação indiscriminada que leva a morte.
Não é somente o vírus que temos que combater, mas sim evitar deixar que pessoas sejam bons anfitriões aos vírus. Complicações de saúde, má alimentação, vida sedentária e maus hábitos são uma porta aberta com uma placa de “Seja bem vindo” para ele. Existem casos que fogem a essa regra, pessoas debilitadas que não conseguem se proteger do vírus, assim como outras doenças. Essas merecem cuidados de proteção redobrados, mas não só CONTRA A GRIPE SUÍNA!
È uma questão de consciência, viver bem pode ajudar e muito a viver tranqüilo e despreocupado.
O governo deveria investir maciçamente em saúde, combate a fome, incentivos a pesquisas para novas vacinas...
Pensem, se este vírus chegar a uma comunidade menos favorecida, sem condições mínimas de saúde, saneamento básico e alimentação, é bem provável que pessoas morram, e estes dados não cheguem às estatísticas oficiais do órgão responsável.
E, será que já não chegou?
Não é só a gripe que mata, existem milhões de vírus, mais patogênicos e virulentos.
Usar máscaras não salva ninguém. Cuidar de nós mesmos pode ser uma medida bem mais eficaz do que apenas tapar o rosto.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Comédia...

Terminou o FACE, evento que deixou boas lembranças e expectativas pro próximo ano.
Junto com o término do FACE vieram as premiações. Não sou a melhor pessoa para concordar ou discordar sobre elas, acredito que foi merecido. Também não sou crítica de teatro, apenas, acredito eu, como a maioria, expectadora. Pensando nisso, e avaliando a premiação do FACE e de outros eventos que contemplam os artistas de teatro, filmes e derivados, me veio a seguinte dúvida: Porque as comédias nunca ganham “nada”? Alguém já viu o Eddie Murphy ganhar algum Oscar como melhor ator em filme de comédia, ou ate mesmo o Jim Carrey, por exemplo?
Porque grandes stand-ups nacionais ou não, não ganham prêmios de peso? Estou me referindo à aqueles, populares que todos conhecem.
E no FACE não foi diferente, teve premiação pra tudo, e dentre as comédias, apenas um prêmio para melhor ator coadjuvante, Deivid de Paula, em Família só tem uma...
Que fique claro que isso não é uma crítica, mas o que diferencia um ator de comédia de um de uma peça romântica?
Não é muito mais agradável sorrir do que chorar?
Quem decide isso não leva em conta o público?
Existem interpretações maravilhosas, que são merecedores dos maiores prêmios oferecidos, mas minha inquietação é: Porque as comédias ficam absolutamente de fora delas?
Fora o Emmy Awards que premia os melhores shows, séries, reality shows da TV e derivados e o Pipoca Dourada, não me lembro de nenhum outro evento que reconheça as comédias e stand-ups. E você, conhece?
Mas tenho certeza, que se alguém for pedir a você uma indicação de comédia, vai ser mais fácil lembrar do que documentários, dramas e afins.
Há quem diga que comédia é assunto de gente que não gosta de pensar, que me perdoem os grandes pensadores, mas não existe quem não goste de dar boas risadas.
A exemplo disso, hoje, existe um programa que vem ganhando o território nacional no quesito jornalístico, com mistura de bom humor, sarcasmo e muita ousadia é possível apresentar informações de extrema importância de forma irreverente e engraçada.
Os ‘Homens de Preto’ estão tomando o lugar de muitas gravatas borboletas por aí.
Seja lá qual for o conteúdo, a maneira como a notícia é transmitida faz toda a diferença. Podemos detestar funk, mas, com certeza mais que absoluta, todos nós infelizmente, no mínimo um refrão sabemos de cór. Quem dera à matemática, física, química também fossem ensinadas assim.
Idiotice e bom humor são fundamentais para a felicidade.
Mas, enfim, parabéns a todos que participaram, ganharam e sem duvida, mereceram!
O esforço foi recompensado e a arte, reconhecida!
Que venham mais 10 FACEs, e que eventos como estes sirvam de exemplo à aqueles que pensam que tudo é difícil, pois não nascemos sábios e nem por isso deixamos de aprender, difícil mesmo é começar, depois com fé e boa vontade tudo fica mais fácil!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Cultura...

Impressionante como as pessoas só precisam de um empurrãozinho para apoiar a cultura.
Há quem diria que em Lafaiete, não havia interesse a nenhuma manifestação cultural que houvesse aqui, hoje tive a prova de ocorre exatamente o contrário.
Mesmo sem NENHUM apoio da prefeitura, sem nenhuma divulgação em massa, apenas com colaboração de amigos, e pessoas que acreditam na causa, o FACE foi um sucesso, a fila na entrada do teatro estava gigante, o teatro municipal lotado, necessidade de reapresentação da peça, digna de aplausos de uma platéia em pé!!!
A peça encenada por um grupo de atores de BH, chamada O que é do homeme a bicha não come, foi um espetáculo hilariante, risos do começo ao fim.
Mas a maior alegria, foi ver o público inspirado, o teatro lotado.... numa quarta-feira, amanhã a maioria trabalha, gente, acreditem, valeu a pena.
Tive que assistir a reapresentação, pq mesmo chegando quase meia hora da primeira começar, fiquei em pé no teatro, acabando por optar pela segunda, que foi marcada ali, de última hora!!!

Deixo aqui, meus parabéns, pela equipe, pela turma, pelos atores, e mais ainda pelo tapa de luva bem dado nessa administração. Sem apoio, o X FACE esta sendo um sucesso!!!

E olha q eu não tenho nada haver com isso, apenas de apoiar boas causas, cultura de boa qualidade, de graça, entrada UM KILO DE ALIMENTO, vê se pode, ganhamos conhecimento e ainda ajudamos que precisa!!!!

Parabéns mesmo!!!! Lafaiete precisa de eventos assim... aaaaaaaa, ia me esquecendo o FACE será reconhecido nesta edição, por um represente do governo, como o maior evento de teatro amador do país... olha que luxo!!!!!!!!!!!!!! Quem sabe faz a hora, não espera amanhecer!!!! Vamos que vamos!!! Parabéns!!!!!

terça-feira, 21 de julho de 2009

Hoje tudo REcomeça

Há muito tempo venho querendo recriar um blog pra mim...
Mas tempo vai, tempo vem e sempre deixo pra depois.
Atualmente tudo é muito informatizado, todos sabemos de tudo da vida de todo mundo.
Todas as informações são de fácil acesso e essa facilidade põe em dúvida a veracidade do que descobrimos.

Não tenho pretensão de tornar minha vida pública, mas criar um blog cria uma oportunidade de compartilhar idéias, fatos, acontecimentos.. blábláblá....

E aqui, eu digo o que quero, com minhas palavras e corro o risco de ser compreendida ou não....

Então: Começando....
Minhas férias estão na metade e posso dizer com toda certeza que há muito tempo não aproveitava tanto um periodo assim.
Depois de mais de um ano, presa numa casquinha que eu mesma criei e me escondi, resolvi sair e aproveitar a vida... afinal, to na fase... o tempo passa e ficamos nos pergutando pq não fiz isso ou aquilo.
Tenho aproveitado frenéticamente cada dia, com juízo e bom humor.
Tenho saido, conheci pessoas maravilhosas, reencontrei amigos e o melhor tenho me divertido demasiadamente.
Nesse último mês acabei descobrindo como é facil ser feliz dependendo somente de nós mesmos... Como disse, de um ano e meio pra cá acreditava que minha felicidade dependia dos outros ou do 'outro', sabe como é.... mas o tempo passou, me distanciei dos meu amigos, me dediquei a minha faculdade, me infurnei num apartamento micro e fechei num mundinho seeeem graça... mas criei coragem e resolvi mudar.

Entrei de férias, voltei pra minha cidade, terra que eu conheço e nasci, mas confesso, estava meio deslocada.
Cheguei aqui no começo desse mês e decidi que nestas férias seria diferente, não ficaria em casa final de semana batendo papo com pessoas depressivas na net!!! rsrs
Dito e feito, a cidade não é minha, não a conheço, então.... foi só sair um final de semana, descobri q não era meus amigos que tinham me abandonado, que não era as pessoas q não faziam amizade comigo, era eu que tinha me fechado, digamos, pra balanço.
De lá pra cá, conheci pessoa lindas, não paro em casa, estou animadissima e FELIZ!!!!
Tenho me dedicado a coisas e pessoas boas, tenho lido livros, estou indo ao teatro, academia... estou vivendo!!!
Daqui a pouco volto pra minha facul, ÚLTIMO semestre, preciso de fôlego e animo... (E estou conseguindo!!!) afinal, essas são minhas últimas férias, final do ano, vou ser uma desempregada....
Alguém precisa de uma BIOMEDICA?!?!?
Tratar aqui! rsrs